Trompa - Academia de Música Santa Maria da Feira

Ir para o conteúdo

Menu principal:

OFERTA PEDAGÓGICA

TROMPA

Hoje em dia, é um instrumento muito conhecido, que se apresenta em diversas formações, tais como: orquestras, grupos de música de câmara e como instrumento solista.

PROFESSORA:
Dorottya Vig [+]

TROMPA
A história da trompa começa há milhares de anos, quando o homem aprendeu a usar chifres de animais como instrumento de sinalização e comunicação. Quando se passou a forjar metais, o instrumento deixou de ser feito de chifre, passando a ser feito de metal, por isso é que pertence à família dos metais, que por sua vez pertencem à família dos sopros. Tem um comprimento de cerca de 3,7 metros no entanto não é tão percetível pois está todo enrolado sobre si próprio.

É considerado o instrumento mais melodioso e com o som mais belo da orquestra devido ao facto de ser o instrumento com mais harmónicos, assemelhando-se muito à voz humana. Enquanto nos primórdios da orquestra apenas tinha um papel acompanhador, com o desenrolar da história e com a evolução da trompa foi suscitando cada vez mais interesse por parte dos compositores levando-os a escrever papéis que davam um caráter mais solista na orquestra.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o menu principal