PROJECTO EDUCATIVO 2016|2018 - Academia de Música Santa Maria da Feira

Ir para o conteúdo

Menu principal:

PROJECTO EDUCATIVO

PROJECTO EDUCATIVO
TRIÉNIO 2016|2018


O Projeto Educativo da Academia de Música de Santa Maria da Feira, como instrumento de autonomia, consagra a orientação educativa da Escola. É elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, e nele se explicitam os princípios, valores, metas e estratégias segundo os quais a Escola se propõe cumprir a sua função educativa, de acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril.
O projeto apresentado constitui um instrumento de planeamento e gestão escolares, dos quais decorre o estabelecimento de objetivos a serem atingidos pela Escola e por todos os elementos que a constituem, desde os corpos diretivos à população escolar (docente e discente), aos funcionários que aí exercem funções, quer de secretariado, quer funções auxiliares.
Prevê a dinamização da Escola, a valorização pedagógica e cultural, bem como a promoção enquanto estabelecimento de ensino artístico especializado de música com valores que, desde a sua fundação, a têm orientado: uma oferta educativa de que resultem adultos completos, formados e informados, bem como a dinamização musical e cultural do meio envolvente.
É um documento aberto e, como tal, passível de alterações e melhorias sempre que se julgue oportuno, na perspetiva de contínua melhoria.
O Projeto Educativo é organizado em duas partes fundamentais. A primeira (capítulo 2), o Diagnóstico Estratégico, consiste na caraterização do meio onde se integra a Escola e na apresentação do estabelecimento de ensino. Aqui são referidos todos os elementos para a sua descrição: a identidade e cultura da Academia, a organização interna, o funcionamento, os recursos humanos, materiais e financeiros de que dispõe, as instalações, os protocolos com outras instituições da comunidade local e, ainda, os resultados escolares dos alunos obtidos no ano letivo anterior.
Numa segunda parte (capítulos 3 e 4) são apresentados os objetivos para o triénio 2016-2018, indicando quais os princípios orientadores que desde sempre regem a Academia, os objetivos a atingir para o cumprimento da sua missão, bem como os instrumentos de organização e de planeamento essenciais ao seu bom funcionamento que são, o Regulamento Interno, o Plano Anual de Atividades e a Avaliação do Projeto Educativo anterior.
A Academia de Música de Santa Maria da Feira, enquanto pioneira na oferta de uma formação musical descentralizada, num gesto visionário e altruísta de facultar a todos esta formação, continua empenhada na sua missão que se esforça por manter no presente e espera continuar no futuro.

Clique
<aqui> para descarregar documento completo em formato PDF.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o menu principal