Nuno Peixoto de Pinho - Academia de Música Santa Maria da Feira

Ir para o conteúdo

Menu principal:

A ACADEMIA

NUNO PEIXOTO DE PINHO
Análise e Técnicas de Composição

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS
Doutoramento [em Ciências e Tecnologias das Artes] 2010 - 2016
· Tese apresentada à Universidade Católica Portuguesa / Escola das Artes (Porto), com o título: Processos de criação e reutilização musical a partir da obra do compositor Jorge Peixinho (1940-1995). Qualificação: “Summa Cum Laude” - (19 valores) por unanimidade.
Licenciatura [bietápica] 2003 - 2007
· Licenciatura em Composição Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Com as seguintes médias finais: Curso: 16 valores; Composição: 20 valores.
Outras 1998 - 2003
· Curso Complementar de Viola Dedilhada [Guitarra] pela Academia de Música de São João da Madeira.
· Curso Básico de Violoncelo pela Fundação Conservatório Regional de Gaia.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Atualmente é Professor Assistente Convidado na ESMAE, no departamento de música, na área da composição. É também Professor Assistente Convidado na ESE (Porto), no mestrado em Ensino de Educação Musical e Formação Musical. Ao nível do Ensino Secundário é Professor na Escola Profissional de Música de Espinho, Academia de Música de Espinho, Academia de Música de Santa Maria da Feira e Academia de Música José Atalaya. Exerce ainda funções como membro do Factor E! do Serviço Educativo da Casa da Música do Porto.

ESMAE Desde 2007
Professor Assistente Convidado. Leciona(ou) as seguintes disciplinas:
• Técnicas Composicionais I (até 1600)
• Técnicas Composicionais II (de 1600 até 1750)
• Técnicas composicionais IV (de 1900 a 1945) – Módulo de Debussy e Ravel
• Técnicas composicionais V (depois de 1945) – Módulo de Música Espectral
• Orquestração III (Percussão e Extras)
• Teorias e Sistemas Musicais
• Seminário Curricular (Intertextualidade Musical)
Membro do Factor E! Desde 2007
Formador do Serviço Educativo da Fundação da Casa da Música (Porto). Responsável pela coautoria de um conjunto de Workshops.
Academia e Escola Profissional de Música de Espinho desde 2007
Academia Música de Santa Maria da Feira desde 2015
Academia Música de Fafe desde 2016
Academia Música de Barcelos 2006 - 2008, onde leciona(ou) as seguintes disciplinas do curso Complementar de Música:
• Análise e Técnicas de Composição (3 anos)
• Teoria e Análise Musical (3 anos)
• Composição Musical (3 anos)
ESE (Mestrado em Educação Musical) - Professor Assistente Convidado. Leciona a disciplina de Repertório, desde 2016.
Universidade Católica Portuguesa | Escola das Artes (Porto) 2007 - 2013, professor Assistente Convidado. Lecionou as seguintes disciplinas:
• Composição (individual)
• Melodia e Princípios de Contraponto
• Técnicas de Composição na Idade Média e Renascença
• Fuga e Harmonia Cromática no Barroco
• Técnicas de Composição no Século XIX
• Técnicas de Composição nos Séculos XX/XXI
Escola Superior de Educação do Instituto Piaget (Gaia e Viseu) 2008 - 2013, professor Assistente Convidado. Lecionou as seguintes disciplinas:
• Análise Musical I
• Atelier de Classes de Conjunto I
• Repertório e Formas do Período Clássico
• Repertório e Formas do Período Barroco

PRÉMIOS E DISTINÇÕES
2015 – Obteve o 1º lugar no 2º Concurso de Composição da Academia de Flauta de Verão, com a obra Ou.
2014 – 2º lugar no 1ª Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho, com a Obra Conciliabulu [1º lugar não atribuído].
2013 – Selecionado para integrar na edição internacional do álbum e CD áudio Variations on the Theme of Twinkle Twinkle Little Star for Piano (Hong Kong – 2013).
2010 – Selecionado para integrar o Workshop de Jovens Compositores Orquestra Nacional do Porto [Casa da Música], com a obra Ysin.
2009 – 1º lugar no Concurso Internacional de Composição para Orquestra no festival de Música Póvoa de Varzím 2009, com a obra This is not a poem...
2009 – Selecionado para integrar o Atelier de Leitura de Jovens Compositores, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, com a obra Na viagem de uma Livro…
2008 – Residência no LEC (Laboratório Electroacústico de Criação), promovido pela MISO MUSIC PORTUGAL, com a obra Non riesco a cantare le sue parole.
2007 – Selecionado para integrar o 17th International Review of composers, com a obra ...para um futuro microtonal.

PUBLICAÇÕES EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS
2015 – Participação na revista Citar Jornal com o capítulo Capture and transformation of urban soundscape data for artistic creation em coautoria com José Alberto Gomes, Filipe Lopes, Gustavo Costa, Rui Dias, Diogo Tudela, Álvaro Barbosa.
2014 – Participa no xCoAx com o artigo: Composing with Soundscapes: An Approach based on eaw data reinterpretation em coautoria com José Gomes, Filipe Lopes, Gustavo Costa, Rui Dias e Álvaro Barbosa.
2012 – Publicação do artigo no 6th International Conference on Digital Arts, com o artigo The Creative Process Behind Dialogismos I: Theoretical and Technical Considerations, em coautoria com Gilberto Bernardes, Carlos Guedes, Bruce Pennycook e Erik Oña.
2009 – Publicação e apresentação do artigo: Developing musical skills at Digitópia, em coautoria com Rui Penha, Filipe Lopes, José Gomes e Paulo Rodrigues.
2009 – Publicação e apresentação do artigo: How Computers shape Educational Activities at Casa da Música, com coautoria de: Paulo Rodrigues, Filipe Lopes, Paulo Neto, José Gomes e Rui Penha.

OUTRAS PUBLICAÇÕES
2016 – Edição do CD pelo Baltar Cassola Guitar Duo com a obra Llock
2015 – Edição da Partitura da obra Ou pela Scherzo Editions.
2014 – Edição do CD pelo Ensemble Gamelão Casa da Música no álbum Kanjeng Lor com a obra Nan Chna.
2011 – Edição da partitura da obra Dança do Velho Lobo pela AVA Musical Editions
2008 – Edição em CD pelo Coro de Câmara de São João da Madeira com duas obras Despiques e Alargaivos Raparigas.
2007 – Participação na revista Águas Furtadas Nº10, com a edição da partitura e áudio da peça ...para um Futuro Microtonal.
2005 – Participação na coletânea de música experimental do Porto, No Noise in Porto II pela Let’s go to war, com a obra Último Esforço.

COORIENTAÇÕES EM TESES DE MESTRADO
2016 – Dissertação de Mestrado em Ensino pela Universidade de Aveiro, da Vera Lino com o título: O Arranjo de Guitarra na Disciplina de Orquestra de Guitarras. Classificação: 16 valores.
2014 – Dissertação de Mestrado em Ensino pela UCP, do Nuno João Gomes Jacinto com o título Música e Tecnologia: Contributos para a Disciplina de TIC dos Cursos Profissionais de Ensino Especializado da Música. Classificação: 18 valores.
2014 – Dissertação de Mestrado em Ensino pela UCP de Jean-François Lézé, com o título A Aprendizagem dos timbales na iniciação musical: elaboração de método introdutório e progressivo. Classificação: 19 valores.
2014 – Dissertação de Mestrado em Ensino pela UCP de Diogo Manuel Campos de Faria, com o título Os Contributos do professor criador para a disciplina de iniciação Musical no ensino Artístico. Classificação: 16 valores.
2013 – Dissertação de Mestrado em Ensino pela UCP, do Daniel Henrique de Sousa Martinho com o título O E- Portefólio Reflexivo como Ferramenta de Ensino, Aprendizagem c Avaliação na Disciplina de Análise e Técnicas de Composição, dos Cursos Secundários Artísticos Especializados de Música. Classificação: 18 valores.

ANA MADALENA SILVA | Oboé | Oferta Complementar |
ANA MARIA TEIXEIRA | Piano |
ANDRÉ CASTILHO LOPES | Guitarra Clássica |
ÂNGELA GRAÇA LOPES | Análise e Técnicas de Composição |
ANTÓNIO FERNANDO SILVA | Violino | Violino Suzuki | Classe de Conjunto Orquestra |
BRUNO MONTEIRO | Violino |
CARLOS MARQUES | Guitarra Clássica |

CATARINA MELRO | Piano |

CLÁUDIA TORRES | Fagote |
DOROTTYA VIG | Trompa |
HÉLDER SÁ | Violino |
HERLÂNDER SOUSA | Flauta Transversal |
JORGE LIMA | Percussão |
JOSÉ SILVA | Saxofone |
JOSÉ VENTURA | Iniciação Musical | Formação Musical | Oferta Complementar |
MAFALDA CAMPOS LEITE | Canto | Classe de Conjunto Coro |
MANUEL AUGUSTO CARVALHO | Clarinete |
MANUEL LUÍS AZEVEDO | Trompete |
MARIA ANGELINA CAMPOS | Iniciação Musical |
MARIA CIDÁLIA CRUZ | Piano |
NUNO PEIXOTO | Análise e Técnicas de Composição |
OLGA CECÍLIA RAMOS | Piano |
REGINA MATOS | Formação Musical |
RÚBEN RICARDO LUZ | Guitarra Clássica |
RUI MILHEIRO | Percussão |
RUI PEREIRA | Contrabaixo |
SANDRA MARIA ALMEIDA | Piano |
SÓNIA TORRES | Violoncelo |
TIAGO HORA | História da Cultura e das Artes |
VERA ALEMÃO | Violino | Viola d'Arco |

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o menu principal