Canto coral - Academia de Música Santa Maria da Feira

Ir para o conteúdo

Menu principal:

OFERTA PEDAGÓGICA

CORO

É encorajada a expressividade e comunicação musical através da performance em público, dentro e fora da Academia de Música de Santa Maria da Feira.

PROFESSORA:
Mafalda Campos Leite [+]

CLASSES DE CONJUNTO
A prática da música de conjunto é de vital importância na formação de um músico, contribuindo para a aquisição de competências como a sociabilidade, partilha de um projeto comum, e colocação do indivíduo ao serviço do coletivo incrementado frequentemente a sua motivação.

CORO
A disciplina de Coro pretende dar aos alunos dos Cursos Básico e Complementar, o contacto com o repertório da música coral, numa experiência vocal, expressiva e criativa. As turmas de Coro estão divididas em vários grupos diferentes, o que não inviabiliza a formação de novos grupos, sempre que a docente achar necessário e pedagogicamente, e artisticamente, enriquecedor.
A disciplina inclui a docência de noções básicas de técnica vocal, competências musicais e contexto cultural da literatura da música coral.

CANTO CORAL INFANTIL
As áreas de Educação e Expressão Musical vivem um período de afirmação no nosso sistema educativo, já que esta disciplina faz parte do Programa Curricular do 1º Ciclo. Atualmente, reconhece-se à Música um papel importantíssimo no desenvolvimento integral e global da criança. Através das atividades musicais, esta tem uma oportunidade única de promover o seu desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo. No entanto, deve-se ter em atenção que o papel desempenhado pela música no processo educativo da criança será tanto mais importante, quanto mais ela o praticar. Não é suficiente que a criança se limite a ouvi-la; ela própria deve produzi-la, e a maneira mais simples de o conseguir é através do canto. Cantar é, pois, uma atividade síntese na qual se vivem momentos de profunda riqueza e bem-estar, sendo a voz o instrumento primeiro que as crianças vão explorando.     
A disciplina de Canto Coral Infantil é ministrada como uma Classe de Conjunto que visa contribuir, diariamente, para o desenvolvimento dos pequenos educandos a vários níveis: A Música tem um grande poder de estabelecer ou fortalecer a comunicação entre as pessoas; Um aperfeiçoamento das capacidades vocais, com um sentido estético aperfeiçoado; Um desenvolvimento das capacidades auditivas, já que em grupo não se pode cantar sem ouvir muito bem os outros membros, a nossa voz tem que estar perfeitamente enquadrada nas restantes, nomeadamente, no que diz respeito à afinação; O sentido rítmico, sem o qual não será possível uma correta interpretação das obras a executar; O sentido da pulsação que permite acompanhar corretamente qualquer base instrumental; O desenvolvimento da capacidade de coordenação entre o canto e o movimento nas canções com utilização da mímica – canções de mimar; O desenvolvimento da memória e das capacidades de concentração; O conhecimento de vários reportórios de diferentes estilos e épocas.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o menu principal